sábado, 26 de novembro de 2016

Darci Renato Duarte Petim - Talento aliado a simplicidade

Grande ginete e pessoa. Assim pode ser resumido a figura de Darci Renato Petim, nascido e criado na terra de Don Pedrito, casado com Catiuscia Boeira, pai de um casal de gêmeos, Martin e Flavia, duas meninas Isis e Suelen e já tem  tem uma neta, Beatriz, no auge dos seus 40 anos. Já morou por diversas cidades e Estados, tais como Mato Grosso, São Paulo, Glorinha, Nova Santa Rita dentre outras, e hoje tem Canoas como casa, onde tem uma hotelaria, centro de doma e cabanha. A participação em rodeios, por conta de compromissos de trabalho, está menor. Mas em Janeiro de 2017 volta a montar nos grande rodeios do Estado.

Petim tem um estilo próprio: rédea de alça (que praticamente ninguém usa mais), relho agarra pelo cabo, senta um pouco mais atrasado, esporeia mais na frente e normalmente tem um saída que parece ser fácil. Iniciou sua carreira aos 12 anos de idade em rodeio de Bois, e na primeira investida, já se sagrou campeão. Aos 15 anos começou a participar de rodeios em cavalos e, de novo, no seu primeiro rodeio saiu premiado. Tudo isso sempre com incentivo forte do pai, José Petim e o amigo Odete Monetário - que já galopeavam muitos potros para eles desde cedo. A gineteada está no sangue.
Teve algumas breves passagens em montarias em Touros, nos ano de 1998 ficou 4 meses em São Paulo, em 1999 3 meses no Mato Grosso e em 2000 mais 5 meses em São Paulo, depois retorna ao Rio Grande do Sul e se dedica unica e exclusivamente aos cavalos.

Quando iniciou nos rodeios, poucos eventos premiavam em carros e motos. Mesmo assim, ostenta os títulos de 2 carros e 14 motos. Seu primeiro carro foi no Mato Grosso, em seguida o segundo em Pelotas. Já sua primeira moto veio aos 18 anos de idade na Semana Crioula de Bage.

Nos títulos mais importantes, tem o Conesul em Santa Maria, a Semana Crioula de Bagé, Osório e Forqueta - esse último foi onde ganhou a rastra que usa até hoje. Tirou o Invicto da Castelhana da Tropilha Maragata de Julio Assis Brasil, Nicotina da Tropilha Pantera Negra de Apagioto e Chapolin de Salazio de Santa Catarina. Sua montaria em rodeio mais bonita foi no cavalo Botafogo da Tropilha do Polaco - "melhor cavalo que já montei", lembra o ginete. Com objetivos traçados, a próxima meta é ganhar o rodeio dos Praiano em SC - onde já tem quatro vezes o segundo lugar. 

Petim x Conhaque (Floresta)
Vacaria - 2000
(Saiu em 1° de nota na classificatória, mas não chegou ao título). 

Petim x Aperitivo (Floresta)
São Sepé - 1999

Gosta de parar bons cavalos, andar bem neles, parar bem um cavalo pulador. Acredita que os melhores cavalos a andar pelos rodeios atualmente são Combate, Raposa e Maluco, e espera uma oportunidade de topar com o Combate - para ele o melhor cavalo que já passou pelos rodeios, principalmente por sua longevidade. Quando pedimos por grandes ginetes como ele, lembra de Adenir Oliveira, Roque Silveira e Gato Preto, todos de Santa Catarina. Como mensagem de vida e de ginete, Petim declara: "Devemos ser honestos com todos, respeitar as pessoas e princialmente os cavalos, pois são eles que nos dão o prêmio e a sensação de montá-los."



Patrick Freitas, Narrador 
O que falar desse velho... Eu sou fã dele!
Pessoa que não escolhe hora para receber os amigos na casa dele - eu mesmo me folgo, pois aviso que vou parar e pronto: a porta fica aberta e a cama pronta.
Um cara que todo mundo se da bem, ja viajou comigo para muitos rodeios, Eldorado no Paraná, Novo Horizonte/SP, Amaricana/SP, Fernadopolis/SP, Nova Mutum/MT e muitos outros... O maior detalhe é que por onde chega todos os peões de todas as modalidades conhecem ele, tamanho a fama e simplicidade

Catiuscia Boeira, Esposa
Sempre fui fã incondicional do Renato. Nesses 18 anos que estamos juntos foram muitas fases boas e fases ruins, mas ele nunca desistiu, sempre foi atrás dos seus sonhos, fazendo o que ama. Durante muitos anos esteve no topo, entre os melhores ginetes, mas isso nunca fez com que mudasse sua personalidade. Sempre foi muito amigo de todos, companheiro de verdade, disposto a ajudar todo mundo. É uma pessoa muito humilde, verdadeira e sincera. 
Acima de tudo é uma pessoa competitiva, gosta da adrenalina da competição. Mas não é do tipo que tenta tirar vantagem dos outros ou de artifícios para tentar vencer. Sempre foi contra ao uso de tachas, por exemplo. 
Hoje já não vive o seu melhor momento e como qualquer atleta, a idade dá sinais de que a hora de parar está chegando. Realmente não é fácil. Mas o rodeio e a gineteada proporcionaram muitas coisas boas - e é claro, grandes amigos.

João Felipe, Ginete
Homem integro, honesto, amigo dos amigos que nunca foi visto em polemicas e picuinhas de rodeios, sempre disposto a ajudar e alem de tudo um baita ginete!

Rafael Safons, Ginete
Pra mim exemplo de pessoa e ginete, dedicado e focado nos objetivos.
Comecei a ir a rodeio grandes com ele e peguei confiança quando ia no palanque comigo... Além disso, é muito campeiro para lidar com cavalos.
Um exemplo que muitos devem se espelhar .

Gabriel Brito, Avaliador de Gineteada
Sem dúvidas uma pessoa ímpar, humilde, bueno e onde passa todos o respeitam. Cavaleiro, passa uma rédia e manda largar... detentor de muitos e muitos títulos...

Sem dúvidas uma pessoa que marca a trajetória da Gineteada.

Fernando Alves, Narrador
Passoa a qual o mundo da gineteada deve muito, além de um grande ginete um baita ser humano que doa sua sabedoria aos eventos, homem que é ídolo de muitos ginetes da nova safra da gineteada... Petim exemplo a ser seguido homem de princípios e caráter, uma lenda viva.


Informações e imagens cedidas em entrevista com Petim.
Fotos: Ginete em Foco.










2 comentários:

  1. Petim veio é simplesmente diferente. Baita ginete e uma pessoa exemplar,amigo sempre. Merece muito esta homenagem tomara que apareçam outros mais como ele. Grande abraco

    ResponderExcluir
  2. petim podemos falar em profissionalismo pois nosso esporte e arte nao exige munto mas petim sim e um profissional quando falo assim e porq comecamos com etica respeito ao cavalo e sabendo os limites deles nao ultrapassar estes isto e etica petim tem a etica por isso e profissional dedicasao e sempre com muita humildade busca sempre atualizar seus conhecimentos estes quase nao tendo mais espaco pois este sabe tudo grande iconi me espelho em ti amigo es grande taura abracao do zoio

    ResponderExcluir